top of page

Vladimir Putin, você e a paz.


Esta publicação objetiva mostrar a complexidade dos motivos que levam um ser humano a cometer os atos que comete. Vladimir Putin, além de uma linhagem familiar, tem uma história recente, e foi criança. Nasceu em uma determinada cultura, e atua de acordo com aspectos que fogem à nossa compreensão.


Acima de qualquer julgamento óbvio, cabe a cada um sentir que tudo isso faz parte e se relaciona conosco.


Há grandes e trágicas ocorrência que não conseguimos mudar, mas podemos começar a avaliar nossas guerras e disputas no plano individual. Decretar santos e vilões não representa solução alguma. Encarar nossa contribuição na esfera do todo, pode sim, começar a fazer a diferença. Boa leitura!


Vladimir Putin, nasceu em 7 de outubro de 1952, em Leningrado, hoje São Petersburgo. Proveniente de família pobre, passava o tempo caçando ratos nos espaços das escadas em seu apartamento muito simples.


Seu pai serviu na marinha e durante a segunda guerra mundial e foi severamente machucado, durante atuação na linha de frente, lutando contra os nazis.

Sua mãe Maria, também teve outros dois filhos, mas ambos faleceram antes que ele nascesse.


Seu avô era aparentemente um chef de cozinha talentoso, que trabalhou para Lenin e Stalin.


Enquanto jovem, passou muito tempo nas ruas de Leningrado, que estava em situação difícil, depois de perder 800.000 pessoas, durante o implacável cerco dos nazis.


Ele se tornou um vândalo, e usava todas as oportunidades para brigar. Quando estava no sexto ano, encontrou uma válvula de escape para essa agressividade, no chamado Sambo, uma forma de arte marcial soviética que combina alguns tipos de luta. Eventualmente aderiu também ao judô e tornou-se nível 6 de faixa preta no esporte.


Estimulado por filmes e livros, despertou ainda jovem, para o desejo de tornar-se um espião. De acordo com a sugestão de um recruta da KGB, entrou para a universidade. Logo após o término, entrou para a KGB, a principal agência de segurança da União Soviética.


Nesta época, casou-se com sua atual ex-mulher, Ludmila, depois de uma estranha proposta de casamento, na qual ela teve a sensação de que ao invés da proposta, ele estava terminando com ela, o que denota dificuldade em expressar sentimentos.


Em 1984, ele conseguiu a chance que esperava, e foi enviado para uma escola de espionagem em Moscou, mas ficou desapontado quando foi designado para trabalhar em Dresden, na Alemanha, para conseguir informações sobre o ocidente, principalmente, coletando clipping de notícias para acrescentar à crescente quantidade de informações sem importância produzida pela KGB.


Seu maior sucesso em Dresden, foi o contato com um sargento americano, que vendeu a ele um documento não classificado (*), que era um manual do exército por 800 marcos. Putin estava deprimido, e parou de trabalhar, começou a beber e ganhou mais de nove quilos, em sua figura que é miúda.


Enquanto ele trabalhava na Alemanha, o muro de Berlin caiu,

unindo a Alemanha ocidental e oriental, tirando o sentido do significado

do que ele tinha trabalhado desde então.


Forçado a voltar com sua jovem família para Leningrado, Putin, então com 37 anos, resolveu fazer de tudo para manter a União Soviética que ele conhecia e amava, viva.


Mas, na medida em que a União Soviética entrava em colapso, Putin percebeu uma oportunidade de se envolver na política.


Ele começou a trabalhar para o prefeito de São Petersburgo, que era um de seus antigos professores de faculdade. Enquanto se encaminhava para o comitê para Relações Exteriores, Putin foi investigado pelo conselho da cidade, por práticas de corrupção, e foi recomendado que fosse demitido. Mas como ele era o braço direito do prefeito, permaneceu no governo de São Petersburgo até 1996.


Putin foi então chamado para Moscou, onde era responsável por uma variedade de postos governamentais, sob o comando do então presidente, Boris Yeltsin, rapidamente encantando seus superiores e assim escalando as escadas do poder, enquanto construía um círculo interno de influência com aliados.


Yeltsin, frequentemente bêbado, com saúde delicada e paranoico, fez de Putin o chefe de uma agência poderosa agência que seguiu à KGB, a FSB.


Putin foi reconhecido por modernizar o aparato de segurança de forma a aceitar desafios como o crime organizado, corrupção e terrorismo.


Na medida em que a aprovação de Yeltsin caía, ele desejava dar à Rússia um sucessor, e fez de Putin primeiro-ministro. Depois da surpresa com a renúncia de Yeltsin, foi transformado em presidente da Rússia, saindo da obscuridade para tornar-se o homem mais poderoso do país em menos de três anos depois de sua chegada à capital.


Detalhes da infância de Putin são mais raros do que em comparação a outros líderes mundiais. Há uma história de que duas pessoas desapareceram enquanto tentavam publicar informações da infância, que não combinam com os dados oficiais.


Há certas lacunas na vida dele, que permanecem sem explicação. Ele pode ter sido filho de uma mulher com um homem casado; ela chegou a se casar com outro homem, que a forçou a abandonar a criança, que teria sido entregue aos avós e depois adotado.



Referência: https://youtu.be/npPg-IAPzJA


*Documento não classificado

"Não classificado" é uma classificação de segurança atribuída a informações oficiais que não garante a atribuição de marcações de Confidencial, Segredo ou Muito Segredo, mas que não pode ser divulgada publicamente sem autorização.





118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page