top of page

Mudanças de meu filho autista após minha constelação.


Eu queria constelar minha relação com meu filho autista, de 16 anos. Tive um casamento de abusos, e também não tinha ideia do como isso o havia afetado. O pai de meu filho vive num estado distante do meu, e não convive conosco.


Essa constelação desbloqueou um monte de coisas em minha vida. O que mais foi marcante para mim, foi perceber dos sentimentos de meu filho. A representante dele tinha gestos exatamente como os dele. Tudo que acontecia no campo, era exatamente o que nós vivíamos, como vivíamos.

Fiquei chateada comigo, por não ter percebido seus sentimentos antes. Depois, senti que não dava mesmo para eu ter feito esse caminho sozinha, teria que ter tido a ajuda que tive, para conseguir.


A conversa que eu teria que ter tido com o pai dele há muito tempo, eu tive agora e foi muito bom. Falei finalmente, da falta que ele fazia para o filho. Eu não tinha noção da necessidade desse filho por ele. Antes, não me colocava nesse sentido, também porque não queria atrapalhar a vida dele. Hoje vejo que eu não havia feito essa colocação a ele, porque tinha medo. Eu havia sofrido agressões e estava acuada. Senti que estava agora deixando a ele o que era dele. Fiquei bem mais leve. E ele disse que mudou de estado, fugindo do que havia acontecido. Eu ainda disse a ele que se ele havia fugido por esse motivo, que não precisava.


Eu sempre quis fazer uma regressão para entender o que havia acontecido em relação ao abuso que sofri por meu ex-marido, mas agora me apaziguei, não sinto mais necessidade. Foi maravilhoso me ver retratada pela minha representante, com tudo como eu sentia. Me senti muito protegida, foi muito emocionante. O campo transmitia proteção e segurança para mim.


Meu filho não está mais agressivo, e a prova disso é que ele tinha medicamentos que eu usava nas crises, que ele não teve que tomar mais. As crises dele eram violentas, de quebrar vidro de carro e agredir quem estivesse por perto. Agora, quando ele fica agitado, eu consigo trabalhar com ele de outra forma e foco na respiração. Antes eu via somente como raiva e agressividade, hoje enxergo a ansiedade dele. Minha postura frente às crises, mudou totalmente.


Eu percebi que deveria me mexer, conquistar minhas coisas, e decidi fazer por mim. Contratei uma cuidadora para meu filho, os trabalhos começaram a entrar, e finalmente estou conseguindo cuidar de minha vida. Agora consigo até ler.


Eu não insisti ou fui atrás do pai de meu filho, pois ele antes, ainda criança, pulava na frente do pai, para me proteger. A partir do momento em que na constelação ele declara o amor dele pelo pai, compreendi a necessidade desse pai.


A constelação foi muito importante, eu precisava fazer algo para mudar mesmo minha vida. Meu filho era muito sorridente, e a partir de certo momento, havia parado de sorrir. Depois da constelação, ele voltou a sorrir, e como isso me fez bem! Ele está mais brincalhão, só que agora, quando faz arte, e eu peço para parar, ele obedece, o que não acontecia antes. No carro, era muito difícil dirigir com ele; agora, se ele ameaça soltar o sinto, eu peço e ele não solta, fica quietinho no lugar.


Ele não fala, mas está agora fazendo mais sons, e tem mais desejo de se comunicar. Quando encontra alguém, olha e sorri. Agora consigo ir ao mercado com ele. Minha comunicação mudou, e agora parece que ele está mais próximo de mim. Consigo entendê-lo, pois meu olhar mudou e ele reflete isso. Eu achava que ele era nervoso e agressivo, e quanto mais eu falava, mais nervoso ele ficava. Parecia que eu falava e ele não entendia. Agora ele simplesmente se sente compreendido.


Minha casa está organizada.


Ele teve covid, e depois disso, ficou com um choro incessante, que a representante dele demonstrou direitinho. Isso parou.


Agora, na hora da refeição, ele mesmo puxa a cadeira e fica quietinho esperando . Está comendo frutas, mas antes jogava tudo pelo chão. Está bem mais calmo, até porque seus horários de sono estão mais regulares. Está calçando os sapatos com mais facilidade e não troca mais o pé!!! A sexualidade dele estava muito aflorada, e até isso diminuiu bastante.

Eu corri atrás de tanta coisa para ajudar meu filho, havia escutado sobre as constelações, mas jamais poderia imaginar que as transformações seriam nesse nível, com essa rapidez. Só gratidão.


Constelei há 10 dias, e meu filho não está sendo medicado ou recebeu qualquer tipo de tratamento novo.


Marta.

Comments


bottom of page