Dificuldade na fala: novo olhar.
- Dra. Carmem Carvalho
- 15 de abr. de 2021
- 1 min de leitura

Tudo começou com meu desconforto em me comunicar. Eu não conseguia me expressar, sentia insegurança, pânico.
Tinha dificuldade em me sentir julgado.
Fui fazer um curso de oratória, e lá escutei pela primeira vez, sobre constelação familiar. Fiquei com isso na cabeça, e pesquisando mais, acabei encontrando Bert Hellinger.
No curso, ensinavam “técnicas”, mas no fundo eu sabia, que no meu caso, não era isso que estava em jogo. Eu achava que havia mais coisa por trás dessa minha dificuldade, e que simplesmente com uma técnica, não resolveria.
De fato, hoje percebo finalmente, como me comportava na comunicação, dentro de um contexto muito maior. Eu não conseguia me enxergar, e tinha uma visão distorcida da imagem que poderiam ter de mim. Na verdade, não via a comunicação dos dois lados, não enxergava o outro, e só me preocupava com minha imagem.
Consegui nova perspectiva do meu relacionamento com as pessoas em geral, como me sentia de fato, e também, como me portava até hoje na relação com minha mãe. Agora sim, estou preparado para seguir.
Leo.
Feliz e com uma imensa gratidão em ter sido constelado. Ter resignificado um ponto de vista que até então era ilusório. Hoje com um novo olhar sobre o que me dava desconforto posso incluir isso e dessa forma me colocar a serviço do público que me ouve e me escuta.
Léo