top of page

As consequências da culpa.


A culpa é um acontecimento com amplas consequências, tanto para o culpado como para aquele que é prejudicado ou até aniquilado por ela.


Mas as consequências da culpa não param por aí. Muitas vezes têm efeito sobre várias gerações e atingem pessoas totalmente inocentes tanto na linhagem do culpado como na linhagem de sua vítima.


Nesse sentido a culpa é criativa. Ela gera algo inevitável, “o mal precisa continuar gerando” até que um novo ato criativo o freia e o transforma. Esse outro ato criativo coloca-se a serviço de algo que transcende a culpa e liberta forças que podem manifestar-se apenas como consequência de uma culpa, independentemente de quão terrível esta possa ter sido para muitos.


Qual é o efeito da culpa no primeiro momento?


Vincula o culpado à sua vítima. Após o dano provocado, ambos permanecem ligados e não conseguem se desvencilhar um do outro, principalmente quando se trata de um dano grave, que talvez até tenha custado a vida da vítima.


Mas, apesar de o culpado e a vítima permanecerem vinculados um ao outro, tendem a se evitar mutuamente ao invés de irem um ao encontro do outro. Muitas vezes a vítima acusa o culpado e fica zangada com ele e o culpado talvez não queira admitir sua culpa e até a justifica.


Porém, acima de tudo, não deseja olhar nos olhos da vítima, sente-se envergonhado e fecha seu coração ao seu sofrimento. Porque o culpado e sua vítima não reconhecem que pertencem um ao outro nos sentimentos e ações, seus descendentes acabam ocupando a brecha e tentam preenchê-la.



Pensamentos sobre Deus, Bert Hellinger.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page